#ProjetoVerão – NO VERÃO 2016 VAI TER GORDA USANDO BIQUÍNI SIM!!!!

#ProjetoVerão – NO VERÃO 2016 VAI TER GORDA USANDO BIQUÍNI SIM!!!!

Basta uma busca no Instagram ou no Facebook pela hastag #ProjetoVerão para nos depararmos com uma infinidade de fotos tiradas na academia, de pratos fit com saladas, batata doce, shakes, suplementos, cápsulas, chás e mais meio mundo de coisas com a finalidade de deixar o corpo “em dia para o Verão”.

Essa pressão que tem o intuito de regular nossos corpos para “não fazer feio no verão” é tão grande, que nos impõem mil formas de emagrecer com tecnologias que não se sabe se fazem bem ou não. Elas são amplamente divulgadas nas redes sociais, em sua maioria por pessoas pouco qualificadas para falar sobre nutrição. Em alguns casos, incitam ao transtorno alimentar, chegando a beirar o absurdo para poder encaixar nossos corpinhos lindos dentro desse padrão estético. Um bom exemplo dessa propaganda é a “homenagem” prestada pelas Lojas Marisa fez em 2012.

 

Quer dizer que para sentir-se bem (para os outros) é preciso sentir-se mal?

A mensagem é clara: Você precisa emagrecer para poder usar um biquíni.

Ou seja, não importa se você sente calor, não importa se você está confortável. O direito de mostrar seu corpo deve ser conquistado, através de dietas, exercícios e qualquer outro procedimento que torne seu corpo a prova de críticas e olhares de desaprovação.

Eu já vi e ouvi algumas vezes que a praia é um espaço democrático. Mas a verdade não é bem essa, pelo menos não para as mulheres.

Homens são alvo de comentários bizarros e zoações, mas isso não chega nem perto do que as mulheres gordas sofrem quando a situação envolve exibir ou não o seu corpo. Isso porque os padrões estéticos impostos a um e a outro são bem distintos. Só para citar um exemplo, homens andam facilmente sem camisa, não só na praia, mas basta fazer calor que muitos deles passam a desfilam com peito e abdomên expostos sem grandes constrangimentos. Enquanto nós, temos que poderar entre sentir calor ou afrontar os outros com a exibição de nossos corpos.

Fonte: https://www.facebook.com/projetodeverao/photos/a.510605582284825.120007.510601692285214/536939132984803/?type=3&__mref=message_bubble
Fonte: https://www.facebook.com/projetodeverao/photos/a.510605582284825.120007.510601692285214/536939132984803/?type=3&__mref=message_bubble

Isso acontece porque nós mulheres somos desde cedo ensinadas a não gostar de nossos corpos. Propagandas, filmes, novelas e a grande maioria do conteúdo da internet passam uma mensagem clara de que só há um padrão de corpo feminino, e se você não obedece a ele, não tem o direito de deixar um pedacinho à mostra. Não interessando nesse contexto o conforto, bem estar e muito menos a auto estima.

Assim, somos levadas a crer que nosso corpo deve ser escondido, uma vez que não satisfaz a estes padrões. Deixamos de perceber que os corpos que estampam campanhas publicitárias não são comuns. Não se parecem com o nosso, com o de nossas mães, irmãs, tias e amigas.

Então, porque temos que nos esconder? Por que temos que cobrir nossos corpos com camadas e mais camadas de tecidos para preservar os outros da visão que eles julgam como inadequadas.
Onde quero chegar?

Que você tem o direito de curtir a praia, a piscina, o calçadão e qualquer outro lugar vestindo o que lhe deixar mais confortável. Pode ser biquini, maiô, shortinho, top ou o que mais lhe der vontade. Não acredite que seu corpo é algo feio e que por isso deve ser escondido. O direito de caminhar pela praia com o que te deixar mais confortável é seu, e não precisa ser conquistado.

Ensaio fotográfico realizado contra o preconceito às mulheres fora dos padrões de beleza impostos pela mídia e em apoio à professora Thaís Oliveira, moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que foi ofendida por internautas após publicar uma foto de biquíni em sua página no Facebook.
Ensaio feito em apoio à professora Thaís Oliveira, ofendida na internet após publicar uma foto de biquíni em sua página no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s