Me chame de gorda, obrigada.

Me chame de gorda, obrigada.

Nesta linda e maravilhosa sociedade na qual vivemos quando você passa de determinados números na balança, você começa a ganhar alguns adjetivos carinhosos e a ser identificada unicamente por uma caraterística física. Aquela gordinha, a cheinha, a fofinha, a fortinha, nunca A GORDA, porque a palavra gorda é muito pesada, é ofensa, é pejorativo, não pode. Mas olha só, deixa eu te contar que GORDA não é xingamento não (no caso, não deveria ser). É tão ridículo achar que uma característica física pode ser usada para diminuir e humilhar alguém. Em uma busca rápida no Google você tem acesso a listas e mais listas com diversos xingamentos que você pode usar contendo a palavra gorda. Pra quê isso?

Sua-Gorda-700x437

Por outro lado, criou-se uma ideia que usar diminutivos para fazer referência ao nosso corpo é algo carinhoso, respeitoso, mas isso só mostra o quanto você ainda é preconceituoso e gordofóbico. Porque pra você a palavra Gorda é carregada de significados ruins, logo não pode ser usada. Gorda é sinônimo de feia, de mal amada, de preguiçosa, de desleixada, logo, você não pode usar uma palavra tão horrível quanto essa com uma pessoa que você gosta. Mas eu também não lhe culpo não. Foi assim que a gente aprendeu a vida toda: não pode chamar de gorda porque magoa. Entretanto é sempre hora de desconstruir, reconstruir e ressignificar, né?

E não é fácil. Até encontrar o feminismo, eu ficava magoadíssima se me chamassem de fofinha, de cheinha ou de gorda. Pra mim era como se dissessem: você é horrível, desprezível, ninguém nunca vai gostar de você! Mas finalmente o dia de me aceitar chegou! Infelizmente ainda não chegou para todas nós, então vamos ter cuidado ao tentar insultar e resumir uma pessoa a uma característica da sua aparência.

gorda
Imagem do site Grandes Mulheres

Por isso a gente tá aqui pra dizer que Gorda é linda, gorda pode, gorda arrasa! E no dia que a gente consegue dizer: PODE ME CHAMAR DE GORDA, a gente se livra de um peso enorme, e não to falando dos números na balança não.

Um comentário sobre “Me chame de gorda, obrigada.

Deixe um comentário

