Mais uma vez: pelo fim da Gordice!

Mais uma vez: pelo fim da Gordice!

Diversos sites e blogs sobre gordofobia já falaram sobre isso, mas parece que não foi suficiente. Dando uma olhada rápida no instagram, logo somos expostas a diversas fotos de comidas com #gordice. Então, mais uma vez: parem de usar essa expressão! Mas por quê? Porque assim como “tuas nêga” é uma expressão racista, “gordice” e seus derivados é uma expressão gordofóbica.

gordice 3
Busca no Instagram

Ao usá-la você reduz toda a diversidade da população gorda, ao ato de comer. Quer dizer que magro também não come?! Quer dizer que gordo só come brigadeiro e magro só come alface?! Gordo come sim! Mas gordo também trabalha, namora, pratica esportes, vai ao cinema, ou seja, faz tudo que todas as pessoas fazem. Então porquê associar a pessoa gorda apenas à comida? Vamos parar, né?

Com um olhar mais minucioso, a gente repara também que a maioria dessas publicações, vem (Ó PASMEM) de pessoas MAGRAS. Engraçado, né? Fica fácil então perceber que se nós, gordas, não usamos esta expressão é porque ela não é legal. Então, cabe a vocês que não são gordos, que não sofrem gordofobia, entenderem e pararem.

Sem falar que quando usada esta expressão é carregada de culpa e arrependimento, transformando o ato de comer em algo ruim e que vai te fazer virar a pior coisa que você poderia ser: UMA GORDA. Quando você posta a foto de um brigadeiro com #gordice, você para pra pensar naquela pessoa gorda com compulsão alimentar que não come 1, mas 10 brigadeiros em uma tarde? Se você se mostra culpada e arrependida por comer 1 brigadeiro, nós gordas que comemos 10, temos que fazer o quê? Desaparecer do planeta?! Utilizzando esta linguagem você só contribui para o aumento de transtornos alimentares, tanto em pessoas gordas, quanto em pessoas magras.

Além desta expressão está espalhada nos perfis pessoais nas redes sociais afora, é comum ver também marcas e a mídia fazer uso dela. O que torna a coisa bem pior, devido o alcance ser maior. Jornalistas e meios de comunicação que na teoria deveriam ser responsáveis por tornar o mundo menos ignorante e preconceituoso através da informação acabam reproduzindo termos sem a menor preocupação em problematizá-los e analisar suas consequências.

gordice 2
Chamada do Portal G1

Então, fica aqui um pedido: da próxima vez que for postar foto com as amigas magras comendo hambúrguer com #gordice, pensa nisso, tá?!

Gordice-700x700
Imagem do site Beleza sem Tamanho
Anúncios

Um comentário sobre “Mais uma vez: pelo fim da Gordice!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s