Quando a gordofobia não fala

Quando a gordofobia não fala

De forma simples e direta, gordofobia é o preconceito contra a pessoa gorda. E é muito fácil identificá-lo quando se escuta frases do tipo: “sai daqui sua gorda nojenta!” ou “você não tem vergonha de estar desse tamanho” ou ainda “você tem um rosto tão bonito, se emagrecesse ficaria linda!”. Algumas falas são mais sutis outras mais explícitas, mas quando se escuta é possível saber que a gordofobia está ali presente.

manzanna1-e1386857306585

Entretanto, dependendo do seu convívio social ou dos lugares que frequenta, nem sempre você vai escutar essas frases assim tão claramente. Então quer dizer que esses lugares e pessoas estão livres da gordofobia? Não! Só quer dizer que nesses espaços a gordofobia não fala. Ela é silenciosa, velada. Mas ainda assim pode ser notada.

Ninguém comenta, ninguém fala nada para você escutar. Mas você sempre sente no ar que em algum momento isso vai acontecer, ou que as pessoas estão falando pelas suas costas (às vezes pode ser que ninguém comente mesmo, mas não é isso que a gente sente). É nesse momento que a gente enxerga e entende como a gordofobia é algo estrutural e cruel porque não precisa ninguém falar nada ou comentar nada, ela está nos olhares, nos gestos, e até mesmo só na nossa cabeça (como muitos nos acusam). E a culpa não é nossa.

Por isso, não adianta você falar que não tem problemas com o meu corpo ou fazer posts antigordofobia nas redes sociais se o seu olhar me diz o contrário. A gordofobia não precisa falar para machucar. Ela está aí nos matando todos os dias, como Marcella explicou aqui.

Nossa, mas agora tudo é gordofobia? Não! Mas o que for a gente vai falar, vai reclamar, vai lutar porque agora estamos juntas, temos umas às outras e temos voz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s